Lula e Putin discutem cenário global e soluções para a guerra na Ucrânia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tiveram uma conversa telefônica nesta segunda-feira (27) para abordar o cenário global, especialmente após a posse de Donald Trump nos Estados Unidos, além de discutir uma possível solução para o conflito com a Ucrânia.
De acordo com o governo brasileiro, Lula expressou sua “preocupação” com a atual situação internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz.
“Putin agradeceu a contribuição de países como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e mostrou interesse nos esforços do Grupo de Amigos da Paz, iniciado pelo Brasil e China na ONU em setembro do ano anterior. Os dois presidentes concordaram em manter contato contínuo sobre esse assunto”, informou o Palácio do Planalto.
Na conversa, Lula também mencionou sua intenção de viajar para a Rússia em maio. Ele agradeceu o convite do governo russo para participar das comemorações, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, que ocorrerão em 9 de maio.
Ainda segundo o Planalto, Putin manifestou satisfação com a possibilidade de receber o presidente brasileiro e fortalecer a relação entre Brasil e Rússia.
Durante a ligação, os dois líderes também discutiram a situação internacional, incluindo a nova administração de Trump nos EUA. O presidente norte-americano tem pedido pelo fim da guerra na Ucrânia. Na sexta-feira (24), Putin declarou que a “crise na Ucrânia” poderia ter sido evitada se Trump estivesse no poder no início do conflito.
Parceria bilateral
Quanto à parceria estratégica entre Brasil e Rússia, a conversa abordou perspectivas para o comércio e a economia, com planos de intensificar compromissos em diversos setores, conforme informações do governo russo.
A questão das atividades do BRICS também foi discutida. O Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo em 2025, após a Rússia ter liderado em 2024. Os presidentes demonstraram a “disposição mútua” para coordenar de perto suas posições na agenda do BRICS.
A Cúpula do BRICS deste ano acontecerá em julho no Rio de Janeiro. O grupo é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia, cuja entrada foi comemorada por Lula e Putin durante a conversa.
Lula e Putin discutem cenário global e soluções para a guerra na Ucrânia