Hezbollah rejeita extensão do prazo para retirada de Israel do Líbano

Hezbollah rejeita extensão do prazo para retirada de Israel do Líbano

Mundo

Hezbollah rejeita extensão do prazo para retirada de Israel do Líbano

O líder do Hezbollah, Naim Qassem, declarou nesta segunda-feira (27) que o grupo não aceitará nenhuma justificativa para estender o prazo de retirada das tropas israelenses do sul do Líbano, conforme previsto no acordo de cessar-fogo.

“O que acontece após o período estipulado para a retirada de Israel? Israel deve se retirar porque os 60 dias terminaram. Não aceitamos nenhuma justificativa para prolongar o prazo nem por um momento, nem por um dia”, afirmou Qassem em discurso gravado.

Na última sexta-feira (24), Israel anunciou que sua retirada ultrapassaria o período de 60 dias estabelecido pelo acordo, alegando que os termos não foram plenamente cumpridos pelo Líbano.

Os Estados Unidos, no entanto, informaram no domingo (26) que o acordo de cessar-fogo entre Líbano e Israel seria estendido até 18 de fevereiro, prorrogando o prazo inicialmente definido para 26 de janeiro.

O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, afirmou, durante um encontro com a embaixadora dos EUA, Lisa Johnson, que o país concorda em respeitar o acordo até 18 de fevereiro. Em troca, exigiu pressão internacional para cessar as “agressões e violações repetidas” por parte de Israel e garantir a retirada completa das tropas israelenses dos territórios ocupados no sul do Líbano, segundo comunicado emitido por seu gabinete.

Naim Qassem reforçou a postura contrária do Hezbollah à extensão do prazo: “Ninguém no Líbano pode aceitar a prorrogação da retirada por sequer um momento. Israel deve sair.”

O líder também alertou que qualquer consequência decorrente do atraso será responsabilidade da ONU, dos EUA, da França e de Israel. Qassem afirmou ainda que a “resistência” tem o direito de responder como considerar necessário contra a “ocupação”.

Hezbollah rejeita extensão do prazo para retirada de Israel do Líbano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *