Guia de curvaturas: descubra qual é o seu tipo de cabelo – Parte 1
Ter mais de uma textura capilar é normal
Percebeu que seu cabelo tem dois tipos de curvatura? Não se preocupe, isso é muito comum! Muitas pessoas têm fios com diferentes texturas, como ondulados e cacheados, por exemplo. Eu mesma sou uma mistura de 2C e 3A. Segundo o tricologista João Gabriel, essa variação ocorre devido a fatores como genética, ambiente, cuidados capilares, mudanças hormonais e até o ritmo de crescimento dos fios. Para lidar com texturas mistas, ele recomenda hidratações frequentes e, se necessário, consultar um profissional para um plano de cuidados personalizado.
O sistema de curvaturas surgiu nos anos 1990
A classificação dos tipos de cabelo, conhecida como “Sistema Walker”, foi popularizada nos anos 1990 por André Walker, famoso cabeleireiro e personal stylist de Oprah Winfrey. De acordo com Natália Motta, especialista em cabelos com curvatura da Curly Care, Walker criou o sistema para ajudar as pessoas a identificar seus tipos de cabelo e, assim, escolher os produtos e tratamentos mais adequados.
“Essa tabela é especialmente útil para cabelos cacheados e crespos, que demandam cuidados específicos para manter a saúde e a definição dos cachos”, explica Natália.
Apesar de ser um avanço, a classificação tem suas limitações. “O sistema não abrange todas as características do cabelo e deixa de lado variações culturais. Ele é um ótimo ponto de partida, mas deve ser complementado por uma avaliação profissional mais detalhada”, destaca a especialista.
No próximo guia, vamos apresentar os melhores produtos para cada tipo de cabelo. Fique de olho!
Guia de curvaturas: descubra qual é o seu tipo de cabelo – Parte 1