Colômbia envia dois aviões para repatriar imigrantes após tensão com os EUA
A Colômbia está enviando dois aviões do governo para repatriar imigrantes que estavam inicialmente programados para retornar em voos militares, conforme informações de um funcionário da administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de uma fonte do governo colombiano.
A medida ocorre após um grande conflito entre os Estados Unidos e a Colômbia, que envolveu dois voos militares com migrantes que foram abruptamente rejeitados no final de semana, colocando os dois países em uma situação tensa, próxima de uma crise comercial.
Após a disputa, a Casa Branca divulgou, no domingo (26), que a Colômbia concordou em aceitar voos de deportação, tanto em aeronaves civis quanto militares, e que as tarifas seriam suspensas até a implementação do acordo.
Na manhã desta segunda-feira (27), dois aviões estavam a caminho dos Estados Unidos para pegar migrantes colombianos que haviam cruzado recentemente a fronteira sul do país, conforme informações de autoridades à CNN.
Além disso, a Colômbia concordou em reforçar a segurança na região de Darién, uma área de selva perigosa que fica entre a Colômbia e o Panamá, por onde muitos migrantes passam em direção aos Estados Unidos, com o aumento da presença de mão de obra, de acordo com o governo dos EUA.
A CNN procurou a Casa Branca e o governo colombiano para comentar sobre a situação.
Colômbia envia dois aviões para repatriar imigrantes após tensão com os EUA