Cientistas revelam interações específicas entre lagartas e formigas
Pesquisadores brasileiros desvendaram um fascinante mecanismo de interação entre lagartas e formigas. Um estudo publicado na Insect Science revelou que algumas espécies de lagartas da família Riodinidae estabelecem relações altamente específicas com determinadas espécies de formigas, desenvolvendo estratégias para garantir proteção contra predadores. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apoio da Fapesp.
Cientistas revelam interações específicas entre lagartas e formigas
Os pesquisadores realizaram experimentos para testar a seletividade dessa interação. Lagartas da espécie Juditha molpe, que convivem com formigas Dolichoderus bispinosus, e Nymphidium chione, que são protegidas por Pheidole biconstricta, foram coletadas na Estação Ecológica Serra das Araras, no Mato Grosso. Quando mantidas com sua formiga específica, as lagartas eram bem recebidas e protegidas, graças à secreção de um líquido açucarado que atrai e apazigua as formigas.
Porém, quando as lagartas foram trocadas e expostas a uma espécie de formiga diferente, o desfecho foi trágico. Inicialmente ignoradas, as lagartas tentavam interagir liberando o líquido açucarado, mas, assim que o recurso se esgotava, eram atacadas. Em muitos casos, as formigas abriram suas mandíbulas e chegaram a despedaçar as lagartas.
O estudo também analisou a composição química da cutícula das lagartas e das formigas, mostrando que os hidrocarbonetos presentes em suas superfícies não eram semelhantes. Essa diferença pode ser um fator determinante na aceitação ou rejeição das lagartas pelas formigas.
Os cientistas destacam que essa relação é tão essencial para a sobrevivência das lagartas que as borboletas fêmeas depositam seus ovos exclusivamente em plantas que abrigam a espécie de formiga compatível. Sem essa proteção, as lagartas dificilmente chegariam à fase adulta.
Agora, os pesquisadores buscam entender se os hidrocarbonetos também influenciam a interação com outros predadores e parasitoides, que utilizam pistas químicas para localizar suas presas. O estudo faz parte do projeto “A evolução da plasticidade e o dimorfismo entre as castas em sociedades de insetos”, coordenado por Fábio Santos do Nascimento, da USP.
O artigo completo pode ser acessado em: onlinelibrary.wiley.com.
Cientistas desvendam interações entre lagartas e formigas; entenda